Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia da Criança - GEPPEC
Líder(es) do grupo: Naiara dos Santos Nienow
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia da Criança - GEPPEC, tem como objetivo realizar atividades de pesquisa sobre as culturas infantis, suas múltiplas linguagens, desenvolvimento e construções simbólicas da criança e sobre a infância em diálogo com a formação de profissionais da infância. A intenção é criar estratégias pedagógicas que possam reconhecer a criança como um ser sociocultural, histórico, geográfico, ativo, autoral, reprodutor e produtor de culturas. O referencial teórico é tecido por obras do campo da filosofia, da história da infância, Teoria histórico-cultural, Pedagogia, nas epistemologias do brincar e aprendizagens da criança e nos estudos da infância situados no campo das Ciências Sociais que assumem a criança como agente, ator social e produtora de culturas. Propõe à estabelecer intercâmbio de dados, informações, comunicações, ideias temáticas e componentes disciplinares e interdisciplinares sobre os assuntos que serão investigados.
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2824466858518955
Grupo de Pesquisa em Educação e Etnoconhecimento (GPEE)
Líder(es) do grupo: Isaura Isabel Conte (DACHD) / Carma Maria Martini (Daei)
Descrição: O grupo de pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação (GPEPE) demanda da necessidade de discussões e pesquisas sobre os saberes tradicionais das populações da Amazônia (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, entre outros), dentro de uma perspectiva interdisciplinar, reunindo pesquisadores e estudantes interessados em estudos e pesquisas com essa temática. O objetivo é promover um espaço de formação, extensão e pesquisa sobre questões sociopolíticas, ambientais e educacionais para essas populações tradicionais a partir de seus conhecimentos específicos adquiridos ao longo de gerações e transmitidos oralmente. O grupo de pesquisa além de gerar publicações dos resultados das pesquisas em periódicos científicos nacionais e internacionais, contribuíra na formação continuada de novos especialistas, oportunizando também a realização de ciclos de palestras, simpósios, cursos, contribuindo assim para o ensino e a extensão universitária.
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0737256273888327
Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva
Líder(es) do grupo: Neidimar Vieira Lopes Gonzales / Rosiane Ribas de Souza Eler
Descrição: O grupo de Pesquisa em Formação de Recursos Humanos em Educação Inclusiva, tem como finalidade desenvolver estudos e pesquisas nos municípios do Estado de Rondônia, sobre a função docente e suas habilidades no trato dos educandos com necessidades educacionais especiais, bem como o atendimento desses sujeitos nas salas de aula, em escolas estaduais e municipais do ensino fundamental. Desta forma, enfatizam-se aspectos da educação inclusiva no contexto da educação para a diversidade objetivando mudanças nos paradigmas da inclusão. Os estudos são pautados na compreensão da relação professor/aluno, na construção de saberes com os sujeitos envolvidos no processo educativo, propiciando a criação/reconstrução de novas concepções e práticas educativas. Grupo de pesquisa deriva do interesse na formação docente no que diz respeito aos conceitos de Educação Inclusiva e diversidade na dimensão dos processos escolares, visando desenvolver estratégias para superar o distanciamento teoria/prática.
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9822454613622727
Líder(es) do grupo: Paulo Sérgio Dutra / Claudemir da Silva Paula
Descrição: A proposta do grupo é estabelecer diálogos com Áreas de estudos comprometidos com saberes ligados ao Negro e a Cultura-Afro-Brasileira, a Língua e Cultura Surda, Bilinguismo, Inclusão e formação de professores para o trabalho com asa diversidades Amazônicas e visando desenvolver e sistematizar metodologias, métodos e técnicas de enfrentamento do racismo, a discriminação e a promoção da equidade na sociedade brasileira. Destina-se a pesquisas sobre Relações Raciais no contexto da Migração Amazônica, na interface dos estudos das formas de ser, resistir e sobreviver de africanos escravizados ou não no Brasil e as formas de tradução das culturas africanas, bem como as questões relativas ao negro e a cultura afro-amazônica brasileira no paradigma decolonial das Américas. Objetiva discussões na relação entre escola, raça, legislação educacional, a discriminação e o preconceito no entrecruzamento do ideal de branquitude e políticas de educação anti-racistas.
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7825253506178180