O curso de Pedagogia da UNIR, localizado no campus de Ji-Paraná, comemorou trinta anos de existência no ano de 2019. São três décadas de intervenção direta na sociedade, licenciando mulheres e homens que estão presentes no Brasil, sua maioria nas escolas, mas, não unicamente ali. Nossos profissionais atuam, também, em instituições e outros espaços não escolares, sejam eles nos setores público ou privado. Em suma, até o presente momento, foram quase trinta anos contribuindo para consolidar a proposta educativa da União para a população brasileira. Contudo, antes de comemorar o aniversário fazia-se necessário refletir o processo formativo dos acadêmicos. Ora, quem geralmente apresenta a proposta de curso é um conjunto de professores. Em nosso caso, hoje, Abril de 2018, o conjunto de docentes no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS), é composto por profissionais de diferentes áreas, entre elas a pedagogia, a biologia, a filosofia e as letras. Essa diversidade, do ponto de vista filosófico, reflete as diferentes escolas de pensamento das quais vieram nossos profissionais. Tal fato tem como consequência a impressão de uma identidade ao curso, apresentada aqui, para você, leitor. Essa nova identidade é um experimento ousado, traz transformações profundas e, ao mesmo tempo, necessárias. Assim sendo, o texto que se segue apresenta três mudanças estruturais, as quais configuram uma mudança na natureza do curso de Pedagogia, UNIR/JiParaná. A primeira mudança foi na matriz curricular, com dois tipos de componentes, os fixos e os não fixos. Agora, no curso de Pedagogia do DCHS, a acadêmica e o acadêmico podem escolher parte de matriz em componentes curriculares optativos que serão ofertados periodicamente. A segunda mudança deu-se no âmbito da prática docente, agora o egresso contará com a prática de quatro modalidades distintas de estágio obrigatório. Por fim, a terceira mudança aconteceu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que, com a nova proposta de curso, pode ser elaborado em formato de artigo científico ou de produto educacional, além do formato tradicional de monografia. Gostaríamos de ressaltar que as modificações implementadas têm a finalidade de contribuir para a excelência na formação do egresso e, consequentemente, para a excelência de sua atuação no mercado de trabalho Para finalizar, desejamos aos que tem intenção de ingressar na licenciatura em Pedagogia, UNIR/Ji-Paraná, bons anos de estudos. São trinta anos de compromisso com a sociedade brasileira e, portanto, com você. Seja bem-vinda e/ou bem-vindo.
* Texto extraído do Projeto Pedagógico de reformulação do curso de graduação em Pedagogia - Licenciatura de Ji-Paraná