Projetos de Pesquisa desenvolvidos por professores e professoras do DACHS – Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da UNIR/JP
2023-2024
1 – Professora Drª. Rosiane Ribas de Souza Eler
titulo: DESAFIOS DAS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS E A INCLUSÃO EDUCACIONAL INDÍGENA |
Período de execução |
resumo: O projeto de pesquisa se propõe a uma pesquisa bibliográfica para fazer um levantamento de como está acontecendo o registro dessas linguas locais e a inclusão desses alunos indígenas surdos na escola regular indígena suscitar reflexões a respeito do tema. A importancia dessa pesquisa se dá em função de haver um grupo de pesquisa nacional de pesquisadores da área que tem discutido o registro de línguas de sinais locais no Brasil. O objetivo é registrar as principais pesquisas e experiências desenvolvidas nos últimos dez anos em publicações de teses, dissertações e artigos cientificos no seguimento de educação de indígenas surdos em Rondônia por meio de fontes bibliográficas. Os dados produzidos na pesquisa serão divulgados em revistas e servirão de aporte com informações e reflexões tanto para a comunidade acadêmica quanto aos professores indígenas. |
2023-2024 |
1 – Professora Dr. Paulo Sérgio Dutra
titulo: UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO ESTADO DE RONDÔNIA |
Período de execução |
resumo: O presente estudo apresenta um panorama sobre a educação quilombola no Estado de Rondônia nos últimos anos. O objetivo do estudo é compreender como a educação quilombola no estado em tela está organizada, seus sujeitos e zona de influência. Como metodologia utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a documental para entender a dinâmica de registro e a extensão do tema no Estado de Rondônia. Como resultado espera-se construir um panorama que dê conta de evidenciar a geografia em que as escolas quilombolas estão presentes, levantar o número de unidades escolares, o número de estudantes, bem como o número de profissionais que dedicam-se a instrução pública nas zonas de pesquisas, ou seja as comunidades quilombolas.Palavras-Chave: Educação Quilombola. Vale do Guaporé. Lei 10.639/2003. |
2023-2024 |
1 – Professora Drª Isaura Isabel Conte
titulo: As escritas na escola do campo |
Período de execução |
resumo: O presente projeto de pesquisa intitulado As escritas na escola do campo visa, por meio de pesquisa bibliográfica sistemática, dar a conhecer dados e reflexões a respeito de como está e é desenvolvido processo de ensino e aperfeiçoamento da escrita, considerando a Educação do Campo. O objetivo geral, de modo mais específico é Captar como tem se dado a escrita nas escolas de nível fundamental e médio do campo no Brasil, a partir de pesquisa bibliográfica em periódicos/Capes e justifica-se, pelo fato de, até então não ter artigo publicado, com pesquisa sistemática, que possa trazer dados do que se tem produzido no país sobre o tema. Do mesmo modo, a Educação do Campo tem se colocado como um novo paradigma frente à educação rural e esse é outro motivo que justifica a pesquisa. Parte-se do problema: Como está sendo a escrita nas escolas do campo no Brasil, segundo a divulgação em artigos científicos no portal de periódicos da Capes até o ano de 2023? Os resultados serão divulgados em dois periódicos científicos ao final da pesquisa a fim de compartilhar com a comunidade acadêmica. |
2024 |
1 – Professor Alberto Dias Valadão
Título: A Educação do Campo no Brasil sob as lentes dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas: um |
Período de execução 2023-2024 |
Resumo: |
Pesquisador envolvido: 1 doutor |
2022-2023
Professora Dr. João Carlos Gomes
titulo: EPISTEMOLOGIA AZUL: olhares pós-críticos da etnolinguística a cultura, identidade e a língua no contexto das relações interculturais na Amazônia. |
Período de execução |
resumo: Identidade e a língua no contexto das relações interculturais na Amazônia. Encontra-se vinculado ao Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI), voltado para a realização de ações de pesquisas e extensões vinculados a linha de pesquisa de Estudos Surdos: Um Olhar à Identidade, Cultura e Língua. |
2022-2024 |
1 – Professora Drª Isaura Isabel Conte
Título: EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE RONDÔNIA: principais experiências e projetos desenvolvidos |
Período de execução |
Alunos part. alunos envolv
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O projeto de pesquisa abarca os temas da educação rural e da educação do campo e suas trajetórias no estado de Rondônia. Parte do seguinte problema a ser investigado: Como tem se configurado a trajetória da educação rural à educação do campo no estado de Rondônia, segundo fontes bibliográficas? Para responder a esta pergunta a metodologia adotada será de cunho bibliográfico, do tipo sistemática descritiva pelo fato de garantir rigorosidade em suas fases e procedimentos. A importância da pesquisa está no fato de haver certo entrecruzamento entre a educação rural e a educação do campo, embora esta última busca ser a superação da primeira, além do fato de haver poucos estudos sobre ambos os temas no estado de Rondônia. Estudos preliminares mostram um número expressivo de projetos e programas desenvolvidos ao longo dos tempos, enquanto educação rural, e, por isso, descontínuos e, desse modo as várias fontes, sejam teses, dissertações ou artigos científicos centram em discorrer sobre algum ou alguns deles, obviamente não fazendo relação entre todos, devido aos objetivos a que se propuseram. Assim, pretende-se analisar os achados possíveis, das publicações no site da CAFe/Capes e do Catálogo de dissertações e teses da Capes na perspectiva de traçar a trajetória na qual foi se configurando e como foi, a educação rural e a educação do campo. Para tanto, serão evidenciados os programas e projetos educacionais destinados à população rondoniense. No caso da educação do campo, esses projetos dialogam com questões do desenvolvimento de políticas educacionais, desenvolvimento sustentável e agroecológico do campo que implicam em projetos de educação e de país. |
2022-2023 |
01 bolsitas CNPq |
1 – Professor Alberto Dias Valadão
Título: A produção das identidades e diferenças pelos arranjos curriculares do Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná. |
Período: 2022-2023 |
Resumo: O Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná criado em 1989, tem como objetivo maior preparar os egressos para atuarem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da educação escolar e/ou não escolar, contemplando as necessidades da educação inclusiva, da gestão e da educação de jovens com vistas à educação, entendida como formação humana (PPC, 2018). O curso conta para o processo formativo dos 161 discentes, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGGA, maio de 2022), com 11 professores com dedicação exclusiva. Para a formação do pedagogo conforme descrito acima, o Curso tem um Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sob o nome de Projeto Pedagógico de Reformulação do Curso (2018), com carga horária de 3.740 horas, reformulado de acordo com a Resolução n 2, de 1 de julho de 2015, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. No entanto, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia terá que ser refeito até 20 de dezembro de 2022 por solicitação da Prograd, em função da Resolução CNE/CEB n 02 de 20 de dezembro de 2019 que definiu novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Sendo o único Curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ji-Paraná e microrregião, depois de mais de três décadas atuando no processo de formação de professores para as instituições de Educação Básica públicas e privadas, que identidades e diferenças docentes tem produzido? Inferimosque, apesar do Curso objetivar proporcionar metodologias que fomentem a coletividade e a construção social em detrimento do individualismo, oportunizando formação pedagógica, tendo a docência como base da identidade profissional dos egressos (PPC 2018), poderão estar sendo produzidas identidades docentes homogeneizadas, ao invés de promover a produção de identidades plurais, contingentes. Este trabalho, portanto de cunho bibliográfico almeja a qualificação dos discentes que dele participarão em pesquisa bibliográfica a partir de um campoteórico que pensa as identidades sociais como produção envolvidas em relações de poder, desenvolvendo estudo do Projeto Pedagógico do Curso, das Resoluções que instituiu as diretrizes para construção dos PPCs, e dos Planos de Ensino dos professores como artefatos culturais que constroem significados e os transmitem, além de inserir os discentes no campo teórico dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas que pensa o Curso como um contexto cultural produtor de identidades sociais. O projeto tem como objetivo principal identificar e analisar a partir dos documentos curriculares e de aparatos legais, como são produzidas e negociadasas identidades/diferenças dos estudantes do Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná. Para análise dos dados produzidos pela pesquisa bibliográfica documental optou-se pelo Campo teórico dos Estudos Culturais que defendem que a opção metodológica que escolhemos para os nossos trabalhos devem fazer sentido dentro do referencial teórico no qual as inscrevemos. A escolha do campo teórico para fundamentação e análise dos dados se justifica, visto que os Estudos Culturais dão centralidade à cultura como produção (HALL, 2013), vê o currículo como documento de identidade (SILVA, 2003) e pensa as identidades marcadas pela diferença (WOODWARD, 2012). |
Bolsistas nvolvidas 1 bolsita CNPq e 1 voluntária |
1 – Professora Drª Ednéia Maria Azevedo Machado
PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Os desafios da inserção na carreira docente. |
2023 - atual pessoas envolvidas: 1 (Semed/Ji-Paraná) |
Esta pesquisa está vinculada ao Campus de Ji-Paraná - DCHS - Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais/Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia GPEA. Pretende Investigar a inserção das docentes iniciantes da Educação Infantil no município de Ji-Paraná. Levantar o perfil dos professores iniciantes na Educação Infantil no município de Ji-Paraná-RO. Conhecer quais as ações desenvolvidas por gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação para o acolhimento dos professores iniciantes. Compreender as contribuições da formação inicial para a atuação docente nos primeiros anos. Ouvir as docentes iniciantes que atuam na Educação Infantil, sobre seus desafios e possibilidades no processo de inserção a carreira. O aporte teórico desse estudo levará em conta as reflexões acerca dos percursos formativos dos professores, das especificidades da docência na Educação Infantil e da iniciação à docência de professoras, com ênfase nas professoras dessa etapa. A metodologia será de caráter qualitativo. As evidências para os estudos virão das seguintes fontes: entrevistas semiestruturadas e análise documental e questionários. Os dados coletados serão trabalhados por meio do método de análise de conteúdo. Avaliamos ser importante estudos que possam dar os docentes iniciantes visibilidade no município de Ji-Paraná e que possa gerar reflexões que tragam respostas sobre o acolhimento do professor iniciante, os saberes docentes no início da carreira e seu processo de desenvolvimento profissional.. |
2022
Professor Dr. Edson Modesto de Araujo Júnior
Título: Business Improvement Districts and Territorial Brand: contribuição aos estudos urbano-regionais |
01 integrante não bolsista |
Os BID desempenham um papel cada vez mais preponderante na gestão das áreas centrais de cidades de diversos países. O nosso objetivo é analisar se os canais online de comunicação dos BIDs têm uma função meramente funcional de transmissão de informação uni ou multidirecional, ou se ativamente contribuem para o estabelecimento e consolidação de sua marca territorial. Partimos do pressuposto de que os BIDs não são meras entidades público-privadas detached from the urban governance. Pelo contrário, com base em anteriores trabalhos, assumimos os BIDs enquanto elemento intrínseco da respectiva city governance. Compreendemos, contudo, que este nível de envolvimento é particularmente evidente nos países onde já existe um processo consolidado de BIDs e onde parte dos BIDs já tenham inclusive sido bem-sucedidos em vários ballots. Suportado por uma metodologia de estudo de caso múltiplos, escolhemos estudar os BIDs no contexto inglês.. |
2019-2021
1 – Professor Dr. Alberto Dias Valadão
Projeto: A produção das identidades e diferenças pelos arranjos curriculares do Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná: problematizando a formação do pedagogo a partir dos operadores conceituais cultura, currículo, identidade e diferença. |
2021-2022 |
Nº de part[1]. alunos/as |
Resumo: Descrição: O Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná, completou em 2021 32 anos de existência, formando professores para a docência na Educação Básica do município de Ji-Paraná/RO e microrregião. Depois de tantos anos, atuando na preparação de egressos para atuarem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da educação escolar e/ou não escolar (PPC, 2018), que identidades e diferenças docentes o Curso de Pedagogia tem produzido? Como as identidades e diferenças dos sujeitos que cursam Pedagogia são negociadas no processo formativo em que estão inseridos? Quais relações de poder definem as representações? O presente trabalho objetiva identificar e analisar as identidades e diferenças de estudantes de Pedagogia produzidas e negociadas no espaço educativo do Curso de Pedagogia da UNIR Campus de Ji-Paraná. Para isso, recorre ao campo teórico dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas, para quem as identidades e diferenças são construídas histórica e culturalmente marcadas por relações de poder, sendo o Curso pensado como uma arena cultural marcada por conflitos e disputas. Como nessa perspectiva teórica, a metodologia não deve ser construída a priori, pois não preveria movimentos e deslocamentos, dado que as práticas sociais são múltiplas, não sendo a universidade constituída de significados cristalizados, sinalizamos que os dados serão produzidos através de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do Curso, observação de estudantes, professores e da inter-relação destes com os outros sujeitos e do ambiente de formação onde estão inserido, análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2018) e dos Planos de Ensino dos Professores que participarão do projeto. Depois de tantos anos intentando oportunizar formação pedagógica ao discente em pedagogia, tendo a docência como base de sua identidade profissional (PPC, 2018), o Curso, cujas práticas envoltas em relações de poder, processos de normalização, naturalização pode estar operando no sentido de produzir identidades naturalizadas, essencializadas, sendo essas identidades sistematicamente postas em xeque pela diferença.
Integrantes: Alberto Dias Valadão - Coordenador / Cristiani Gomes Raposo Saltão - Integrante / Jaqueline Souza Moreira dos Santos Silva - Integrante / Jayne da Silva Rebouças Athaide - Integrante / Nilza Gonçalves Aguilar Meireles - Integrante.
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x |
01 |
Projeto: Perscrutando a partir dos Estudos Culturais, os conceitos de cultura, currículo, identidades e diferenças nas teses (2014-2020) disponíveis no portal de teses da BDTD do IBICT. |
2020 |
01 |
Resumo: Descrição: Segundo Cunha e McCarthy (2005, p. 33) Em dezembro de 2002, o IBICT instalou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) [URL: http://bdtd.ibict.br/bdtd], cuja missão é viabilizar a criação de um consórcio de publicações eletrônicas com a finalidade de localizar e disponibilizar teses e dissertações produzidas no Brasil? (CUNHA & MCCARTHY, 2005, p. 33). Consolidada como uma das maiores iniciativas do mundo para disseminação e visibilidade de teses e dissertações, a BDTD integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa (http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs), com destaque para a educação como se vê a partir do grande número de trabalhos publicados. Inferindo que o conhecimento produzido nesses trabalhos nunca será neutro, mas deve ser visto em suas ações e em seus efeitos (SILVA, 2012), é que recorre-se neste projeto ao campo teórico dos Estudos Culturais que dá centralidade à cultura como produção (HALL, 2013), vê o currículo como documento de identidade (SILVA, 2003) e pensa as identidades marcadas pela diferença (WOODWARD, 2012). O trabalho consistirá num levantamento das teses (2014-2020), que integram o portal da BDTD, tencionando identificar e analisar os conceitos de cultura, currículo, identidades e diferenças.. |
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2 – Professora Doutora Isaura Isabel Conte
Projeto: Pedagogia da Alternância na Rede Pública de Ensino no Brasil: Uma pesquisa bibliográfica. |
2021-2022 |
2 |
Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar e a desvelar a Pedagogia da Alternância (P.A.) desenvolvida em esferas públicas de ensino no Brasil, a partir de dados disponibilizados pela Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo como base duas plataformas: a Cafe/Capes/Periódicos e o Catálogo de Teses e Dissertações. Caso necessário, serão visitados alguns sites de Municípios ou Estados para a constatação de informações. A Temática poderá ou não estar relacionada com a Educação do Campo (EdoC), o que nos últimos anos parece-nos mais recorrente, no entanto, nem todas as experiências de P.A. são relacionadas a esse campo político-epistemológico. O período para as buscas será aproximadamente de 1990 a 2021. Assim, esse projeto de pesquisa se propõe a investigar o que se tem produzido sobre esse novo tema no Brasil, tendo por objetivo geral: Desvelar as experiências de Pedagogia da Alternância relacionadas à Educação do Campo ou não, desenvolvidas na esfera pública no Brasil, tendo como aporte a pesquisa bibliográfica sistemática. Essa pesquisa se justifica pelo fato de haver ínfimas divulgações sobre o tema da Pedagogia da Alternância em escolas pertencentes a redes públicas, tanto é que, ao que se sabe devido a estudos exploratórios, essas experiências se localizam no Estado do Espírito Santo e em Rondônia. Estudos mais aprofundados, como ao que nos propusemos deverão mostrar (ou não) experiências desse tipo em outros Estados e, mais que isso, como estão se dando essas iniciativas.. |
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Projeto: Educação do Campo na Pesquisa Bibliográfica: relações com a agricultura e com os movimentos sociais, aproximações e dissonâncias de conceituação |
2020/ 2021 |
02 CNPq |
Resumo: O presente projeto de pesquisa visa compreender e elucidar dados, sínteses e reflexões sobre a temática da Educação do Campo e as relações apresentadas com os diferentes sistemas de agricultura, movimentos sociais e outros formatos de educação no/do campo que ocorrem no Brasil. Do mesmo modo, será objeto de estudo os equívocos das traduções do termo EdoC em títulos e resumos artigos científicos que farão parte da análise. A metodologia adotada é a Revisão Bibliográfica Sistemática do tipo Metassíntese qualitativa. A busca será efetuada no portal CAFe/Capes no período de 1998 a 2019, tendo por base, artigos científicos completos.. |
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Projeto: Educação do campo no estado de Rondônia e na política pública de Ji-Paraná II |
2019/ 2020 |
02 |
Resumo: Há entendimentos diversos a respeito da Educação do Campo. A perspectiva que a abordamos é com o significado de que supera a educação rural, sendo politizada e politizadora, vinculada a movimentos sociais populares. Há afirmações que a negam, como se fosse o mesmo que educação rural e também lutas em sua defesa como Uma Educação e Novo Tipo. Desse modo, buscamos realizar a pesquisa no sentido de mapear quanti e qualitativamente os trabalhos sobre a EdoC no Estado de Rondônia e município de Ji-Paraná. A partir desse entendimento macro, nosso interesse está focado nas Políticas públicas de Educação desenvolvidas pela Semed, a partir do ano de 2016 em vista de compreender os caminhos percorridos nas ações de implementação do Projeto Educampo. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, cuja relevância se dá pelo fato de que em Ji-Paraná está sendo desenvolvido um projeto novo, com pedagogia da alternância em algumas escolas do campo e, precisa ser compreendido e refletido, fornecendo material de análise para a própria Semed. Nossas fontes de dados serão desde o banco de teses e dissertações da Capes, livros, artigos, até documentos da Semed/Ji-Paraná.. |
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Projeto: Educação do Campo e Pedagogia da Alternância na Educação Infantil da Rede Municipal de Ji-Paraná |
2019/ 2020 |
02 |
Resumo: A educação do campo em escolas da rede pública, em regime de Pedagogia da Alternância, é bastante raro no Brasil, e o município de Ji-Paraná/RO é o único do estado de Rondônia que está desenvolvendo um projeto dessa natureza, por meio do Projeto Educampo. Neste ano de 2019 o Educampo possui adesão de seis, das nove escolas situadas no meio rural, sendo que iniciou com duas escolas em 2016, tendo suporte da experiência do município de São Mateus/ES e da Escola Família Agrícola de Ji-Paraná. Dessas escolas, duas, possuem educação infantil e o propósito desse projeto de pesquisa é investigar como está sendo desenvolvida a Pedagogia da Alternância com crianças da pré-escola nas escolas Paulo Freire e Irineu Dresch. Para tanto, utilizaremos a metodologia da Pesquisa-ação, com o objetivo de observar e vivenciar práticas pedagógicas, incluindo as rotinas de tarefas relativas à vivência camponesa por parte das crianças, filhos/as de agricultores familiares, na escola. A educação infantil do campo é algo novo e, esse é um dos motivos que justifica a nossa pesquisa, sendo que praticamente não existe literatura sobre o tema ?Educação do campo, crianças e pedagogia da alternância?.. |
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3– Professora Doutora Naiara dos Santos Nienow
Projeto: Estudo longitudinal sobre o significado de criança, infância e brincar segundo um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. |
2019 |
02 |
Resumo: Este projeto tem o objetivo de identificar os significados atribuídos aos termos criança, infância e brincar segundo um grupo de licenciandos em pedagogia durante dois períodos da formação para entender a influência epistemológica na conceituação dos três termos. O grupo que será convidado para participar deste estudo são os acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, que, no próximo semestre, estarão no penúltimo período de formação. O mesmo instrumento metodológico foi respondido pelo grupo em agosto de 2016, quando ainda estavam no segundo mês de aula. Por tratar de um estudo longitudinal, será utilizado para análise as informações coletadas na momento inicial e final da formação docente. A metodologia é de abordagem qualitativa e a pesquisa é Estudo de Coorte (GIL, 2002).O referencial teórico é pautado em Freire (2008), nas epistemologias do brincar de Kishimoto (2009), Oliveira Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007) e Vigotski (2008); nos estudos da infância situados no campo da Sociologia, Geografia e Antropologia da criança. O método escolhido para sistematização e análise foram os Núcleos de Significações (AGUIAR E OZELLA, 2006).. |
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Projeto: Crianças de Rondônia: o que a ciência tem produzido sobre a população infantil rondoniense |
2019 |
02 |
Resumo: Este projeto de pesquisa tem a intenção de fazer um mapeamento das temáticas de pesquisas nas quais às crianças de Rondônia foram citadas entre os anos de 2010 à 2019. O objetivo é identificar a produção de conhecimento científico divulgado em artigos, dissertações e teses acerca da criança e da infância de Rondônia para compreender em quais campos da ciência esse público vem sendo retratado. O referencial teórico é pautado na história da infância de Ariès (1981), Heywood (2004) e Del Priore (2013); nos estudos da infância de Qvortrup (2010, 2011, 2012, 2014), James, Jenks & Prout (1998, 2005 e 2007) e Sarmento (2007). A metodológica propõe uma articulação de procedimentos exploratórios e documentais com intensão de produzir dados de caráter quantitativo e qualitativo. O método escolhido para processamento e análise das informações foi a Análise de Conteúdo (Bauer, 2015), pois permitirá categorizar e organizar as informações tanto com valores quantitativos como também com a geração de informações qualitativas. Os resultados contribuirão para elaboração de hipóteses que subsidiarão pesquisas futuras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia da Criança.. |
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4 – Professor Doutor Paulo Cesar Gastaldo Claro
Projeto: Análise das práticas educativo ambientais desenvolvidas pelos professores da Rede Estadual de Educação do estado de Rondônia |
2019 |
04 |
Resumo: Os diálogos em torno da Educação Ambiental (EA), ao longo das duas últimas décadas, vêm dividindo opiniões, não somente em relação aos preceitos conceituais, mas principalmente em relação ao seu campo de atuação. Indiscutivelmente a preocupação com o ambiente traduz a tônica discursiva entre os diferentes atores sociais, estabelecendo práticas que configuram perspectivas pedagógicas que nem sempre confluem em sua dimensão epistêmica. A divergência epistêmica quanto as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental sugerem um território pedagógico com distintas proposições, práticas e dimensões singulares que caracterizam, num sentindo amplo, as diferentes correntes de Educação Ambiental. Nesse contexto, pode-se inferir que o campo da Educação Ambiental não pode ser compreendido a partir de uma dimensão epistêmica única, mas sim por meio de sua pluralidade de concepções em relação às práticas de Educação Ambiental, o que possibilita aos atores sociais aproximarem-se ou distanciarem-se conforme as representações ambientais adotadas, sugerindo a construção de narrativas, metodologias e respostas aos problemas apresentados. Assim, o projeto em tela ancora-se no referencial da Educação Ambiental Crítica (EAC) e tem como objetivo desvelar as práticas ambientais realizadas pelos professores da Rede Estadual de Rondônia, identificando os projetos construídos, a concepção de EA adotada e a compreensão dos atores investigados acerca do termo Sustentabilidade.. |
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5 – Professor Doutor Paulo Sérgio Dutra
Projeto: Estudos sobre Relações Étnico-Raciais a partir dos conteúdos registrados nos cadernos escolares de cinco escolas da Rede Municipal/Ji-Paraná/RO durante o ano de 2019/2020. |
2019/ 2020 |
05 |
Resumo: Objetiva-se desenvolver um estudo sobre a temática das relações raciais (conforme as leis 10.639/2003 e 11.645/2008) a partir da análise dos conteúdos registrados em cadernos escolares de cinco escolas da rede municipal da cidade de Ji-Paraná/RO. Nesse sentido, o projeto em destaque será desenvolvido em parceria da Universidade Federal de Rondônia, através do GEPRAM, grupo de pesquisa multicampi integrante do Departamento de Ciências Humanas e Sociais com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação. Para a realização deste projeto utiliza-se os seguintes procedimentos metodológicos: a análise dos registros de cadernos, a construção de relatórios sobre os registros encontrados, e a pesquisa bibliográfica. Como resultado espera-se construir um olhar de como o/a professor/professora tem dado conta de realizar um trabalho que contemple as exigências a partir das citadas leis, construir uma reflexão com a equipe gestora e professores/professoras das cinco escolas municipais de onde os cadernos originaram e contribuir na construção de uma lista de conteúdo a ser desenvolvido no curso de formação continuada em parceria da UNIR/JP com SEMED/JP no decorrer do ano de 2019. |
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Projeto: Formação de Professoras Missioneiras nas Regiões Centro- Oeste e Norte: Mato Grosso e Rondônia/Brasil (1936-1963) |
2018/ 2021 |
10 |
Resumo: Descrição: Propomos analisar a formação de professoras rurais no período de 1936 a 1963, no âmbito das escolas normais rurais e regionais brasileiras, de modo mais acurado em Mato Grosso E Rondônia. Nosso recorte se justifica, pois durante os anos de 1936 a 1963, consideráveis esforços foram envidados pelo governo brasileiro para a formação de professoras/professores rurais. Nesse período, com incentivo e apoio de políticas públicas federais para a educação, no Brasil houve significativa expansão das denominadas escolas rurais ou escolas regionais brasileiras. Desse modo, temos o objetivo principal de investigar onde, como estavam organizadas as escolas normais ou regionais rurais e como se dava a formação de professoras e professores para a atuação no meio rural, mais especificamente no Centro-Oeste e Norte, nos estado de Mato Grosso e parte de Rondônia. Compõem fontes desse estudo, artigos publicados nos anais da VIII Conferência Nacional da Educação realizada em Goiânia no período de 18 a 28 junho 1942; alguns artigos publicados nas revistas da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), que circulou entre os anos de 1952 e 1960, artigos sobre Educação Normal Rural publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), além de relatórios, legislações pertinentes, jornais, manuais estatísticos, material pedagógico destinado à formação de docentes que atuavam no meio rural, relatórios de diagnóstico educacional elaborado pelo INEP, anuários educacionais, entre outros documentos. Compreendemos que uma das principais ações de formação de docentes rurais no período, a Campanha Nacional de Educação Rural – CNER, objetivava formar vou oferecer treinamento a professoras e professores para atuar nas zonas rurais, segundo um imperativo: os cursos normais regionais deveriam seguir as diretrizes da Lei Orgânica do Ensino Normal (1946), mas em nível internacional deveriam atender à Recomendação no 08 da UNESCO (1936) naquilo que concernia à organização da educação rural. Nosso recorte, portanto, remonta à conferência realizada em Genebra em 13 de julho de 1936, que em sua quinta sessão, recomendava que a escola rural, com o propósito de um ensino puramente agrícola, deveria ser abolida. Situação: Em andamento Natureza: |
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6 – Professor Doutor Reginaldo de Oliveira Nunes
Projeto: Projetos de Educação Ambiental no contexto escolar do município de Ji-Paraná, Rondônia. |
2021 |
02 |
Resumo: O projeto busca avaliar o desenvolvimento de projetos, enquanto abordagem metodológica para a Educação Ambiental desenvolvidas no contexto escolar, nas escolas de Ensino Fundamental do município de Ji-Paraná. Tem por objetivos verificar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas do município de Ji-Paraná os projetos com temática ambiental que vem sendo desenvolvidos e sistematizar os dados para compor um material didático com o relato das experiências.. |
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Projeto: Panorama das pesquisas sobre Educação Ambiental no contexto escolar na RevBEA (2010-2020) |
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Resumo: Nos últimos anos é notário as preocupações em relação a temática ambiental e muitas iniciativas são descritas no meio científico. Possivelmente, dentre essas iniciativas estão descritas as relacionadas ao contexto escolar. Segundo Fernández (1998), ?as reflexões sobre o estado atual do processo de ensino-aprendizagem nos permite identificar um movimento de ideias de diferentes correntes teóricas sobre a profundidade do processo educacional?. Os dados consolidados sobre Educação Ambiental no contexto escolar ainda são incipientes, mesmo com o crescente número de estudos na área de construção de ?estados de arte/conhecimento?, que favorecem a identificação, registro e categorização da temática, levando a uma reflexão e síntese dessa produção científica. Diante desse contexto, verifica-se a necessidade de buscar informações no meio científico visando responder ao seguinte questionamento: Quais os principais estudos sobre Educação Ambiental no contexto escolar vêm sendo desenvolvidos no Brasil, com base nas publicações da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)?. |
2021 |
04 |
Projeto: Alfabetização Científica: ensino de ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
2021 |
02 |
Resumo: O projeto prevê verificar como está sendo o ensino de ciências nas escolas do município de Ji-Paraná junto as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundament |
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Projeto: A educação indígena e quilombola na Revista Brasileira de Educação da ANPED (2010/2020) |
2021 |
03 |
Resumo: Na dominação do conhecimento científico atual, existe forte inferiorização dos saberes tradicionais. Vivemos em uma sociedade capitalista, onde a ciência é importante em relação ao saber que se vende, tendo o lucro como objetivo principal. Baseado, nessa visão, o presente trabalho visa discutir quais vem sendo as contribuições em relação a educação indígena e quilombola no meio científico, por meio da realização de um estado de arte.. |
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Projeto: Contribuições do Ensino de Ciências no Empoderamento de Indígenas da Amazônia para a Ação Sociopolítica sobre Problemas Socioambientais |
2021 |
01 |
Resumo: O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a realidade dos problemas socioambientais enfrentados pelas populações indígenas na Amazônia e de que forma esses problemas podem ser discutidos no currículo do ensino de ciências nas escolas indígenas visando encontrar soluções para minimizar ou resolver tais problemas. |
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[1] N. p. significa p número de pessoas que participaram do projeto de pesquisa.