Nesta página podem ser encontrados todos os PROJETOS DE EXTENSÃO desenvolvidos/coordenados por docentes do DACHS/JP.
2024
TÍTULO: Curso Básico de Libras para iniciantes
DOCENTE RESPONSÁVEL: ROSIANE RIBAS DE SOUZA ELER
TÍTULO: Inovação Tecnológica na Educação: Explorando Novas Fronteiras de Aprendizagem
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Explorando a tecnologia na educação
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Educando para o Futuro
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: USANDO A TECNOLOGIA PARA ENSINAR - Interpretação do texto Malala e seu Lápis Mágico
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: O Laboratório Didático Pedagógico Brinquedoteca: Quintal do Brincar Curumim como espaço de compartilhamento de saberes entre crianças e futuros professores de crianças
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
TÍTULO: Oralidade, leitura, escrita e interpretação das crianças na escola.
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
2023
TÍTULO: A formação inicial e continuada como uma rede de coformação em favor da infância na educação pública
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDNÉIA MARIA AZEVEDO MACHADO
TÍTULO: A formação inicial e continuada como uma rede de coformação em favor da infância na educação pública
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
TÍTULO: II Simpósio Integrado do Campus de Ji-Paraná/RO: Formação de professores, Preservação Ambiental e Interdisciplinaridade
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERDISCIPLINARIDADE
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
TÍTULO: Minha Leitura Vale Ouro
TÍTULO: Afetos em Ação
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Materias Manipuláveis na aula de Matematica
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: BrincArt - Crianças Protagonistas
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Memórias
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Afetos em Ação
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: IV CONPED 2023 -Formação Docente: Universidade e Escola em experiências com Estágios Supervisionado, discentes, docentes e professoras/professoras em escolas municipais de Ji-Paraná/RO.
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
TÍTULO: Produção de material didático e organização do espaço escolar – Curso de Extensão.
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
TÍTULO: Descobrindo o corpo humano
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Literatura em ação
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: Memórias Fotográficas
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: BrincArt: Crianças Protagonistas
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAUJO JÚNIOR
TÍTULO: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DEFESAS DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/2023
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
TÍTULO: Curso de Construção de Resumo Simples para ingressantes na Graduação
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
TÍTULO: Da escrita à escrita acadêmica
DOCENTES RESPONSÁVEIS: ROSIANE RIBAS DE SOUZA ELER e ISAURA ISABEL CONTE
TÍTULO: IV CONPED 2023 -Formação Docente: Universidade e Escola em experiências com Estágios Supervisionado, discentes, docentes e professoras/professoras em escolas municipais de Ji-Paraná/RO.
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
TÍTULO: SEMINÁRIO DE DEFESAS DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/2023-1
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
TÍTULO: Introdução às Soft Skills: promovendo habilidades socioemocionais em grupos minoritários do interior de Rondônia.
DOCENTE RESPONSÁVEL: ALBERTO DIAS VALADÃO
RESUMO: Trata-se de um curso de formação para trabalhadores que participarão de um curso para eletricistas pelo Instituto Energisa nos municípios de Cacoal e São Francisco do Guaporé, estado de Rondônia, e alunos do Curso de Pedagogia da UNIR – Campus de Ji-paraná. O curso nasce a partir da parceria entre o Instituto Energisa e a Direção do Campus de Ji-Paraná, através do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS), na perspectiva de ampliar os conhecimentos e as possibilidades de empregabilidade dos participantes. O curso tem como objetivo a formação dos Participantes em soft skills, visando o desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional, em vista, de reconhecerem suas habilidades e potencialidades e para desenvolverem o relacionamento interpessoal, o profissionalismo, trabalho em equipe e a comunicação. O curso será a distância,
através da plataforma Google Meet, entre setembro e dezembro de 2023, com carga horária de 20 horas. As principais abordagens referentes às soft skills serão: história, conceito, importância; competências, habilidades e atitudes; inteligência emocional; desenvolvimento de personalidade e comportamento; as principais soft skills demandadas pelo mercado de trabalho. Inferimos que o curso se reveste de importância, considerando que tanto os trabalhadores como os alunos são oriundos de grupos minorizados, secularmente excluídos de formações acadêmicas inclusivas. O curso contribuirá tanto para o desenvolvimento das habilidades interpessoais, quanto para os atributos pessoais e comportamentais, desenvolvendo a habilidade de cooperar e trabalhar em equipe.
2022
TÍTULO: TRABALHANDO A DIVERSIDADE NA BRINQUEDOTECA
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
RESUMO: O mini curso de capacitação "Trabalhando a diversidade na brinquedoteca" surgiu da necessidade de preparar os estudantes da pedagogia UNIR/campus de Ji-Paraná, os estudantes de psicologia da Unijipa/Estágio e demais interessados em atuarem como voluntários na atendimento das crianças com deficiência prevista para ocorrer no dia 10 de dezembro de 2022, das 14h as 22h, no Laboratório Didático Pedagógico Brinquedoteca: quintal do brincar curumim. As criancas que participararão da atividade são filhas e filhos dos pais que se inscreveram no 6° Simpósio Pais e Mães Incríveis: Conquistas Após Diagnóstico. Portanto, essa ação de extensão tem como intenção instrumentalizar teoricamente e na prática os voluntários para que eles desenvolvam atividades de brincadeira e recreação que sejam de fato inclusivas e garantam a qualidade no atendimento de todas as crianças.
TÍTULO: BRINCADEIRAS DAS LETRAS
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: O projeto educacional Brincadeiras das Letras tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização e letramento de estudantes do ensino fundamental Anos iniciais; cooperar para o desenvolvimento das habilidades matemáticas por meio do raciocínio lógico; capacitar o participante para exercer sua cidadania. O projeto será aplicado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná e o Instituto Kaleo no qual será realizada as atividades presenciais. A metodologia adotada se baseia no socio interacionismo, a fim de promover aprendizagem utilizando a bagagem cultural dos participantes, contando com acadêmicos voluntários para a mediação do processo de alfabetização, letramento e utilização da matemática no cotidiano.
TÍTULO: PEDAGOGIA, EXTENSÃO E INTEGRAÇÃO NA UNIR/JP
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
RESUMO: A presente atividade de extensão integra o I Simpósio integrado da Graduação a ser realizado na UNIR Campus de Ji-Paraná e acontecerá entre os dias 09 A 11 DE NOVEMBRO DE 2022. O evento no curso de Pedagogia está prevista para uma mesa redonda discutindo o tema Relações Raciais na formação docente, objetivando ampliar os horizontes e compreende a recepção de resumos simples que discutam diversos temas e que estejam ligados a formação docente e que serão apresentados em dois turnos. Dessa forma um grande GT intitulado “Formação de professores e outras temáticas”. Como resultado espera-se receber a participação ativa, principalmente de discentes do Campus em questão.
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERDISCIPLINARIDADE (PIBEC)
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
RESUMO: Por meio deste projeto de extensão nos propomos a contribuir e a aprender a docência para a Educação de Jovens e Adultos, com atuação em uma escola pública da rede municipal de ensino de Ji-Paraná/RO. Essa modalidade de educação tem sido relegada a programas e projetos descontínuos e em grande medida, desenvolvida com a utilização de metodologias de ensino descontextualizadas. A imersão in loco na escola deverá possibilitar a superação de desafios teórico-metodológicos; apreender conceitos importantes para uma futura atuação profissional e fazer o exercício da interdisciplinaridade. Além disso, busca-se capacitar discentes no exercício da reflexão e da escrita acadêmica. O projeto envolve duas turmas multisseriadas de EJA, sendo 1ª e 2ª série em uma turma e 3ª e 4ª série em outra.
TÍTULO: CRIANÇAS NA UNIR: LAB BRINQUEDOTECA COM ESPAÇO QUE COLABORA PARA ASSEGURAR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS AO BRINCAR, CONVIVER, PARTICIPAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE (PIBEC)
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
RESUMO: O projeto de extensão "Crianças na UNIR: Lab Brinquedoteca como espaço que colabora para assegurar os direitos das crianças ao brincar, conviver, explorar, participar, expressar e conhecer-se" trata da ampliação das duas edições anteriores do projeto de extensão Crianças na Universidade: construindo espaços para o brincar, cuidar e educar que ocorreram no período de 2018/2019 e 2020/2022. O objetivo é oferecer um espaço para a interação, brincadeira e ampliação dos saberes das crianças como também a inserção das acadêmicas do curso de pedagogia em situações reais que incentivam o exercício de metodologias pedagógicas que reconhecem as crianças como protagonistas dos seus processos de construção do conhecimento e sujeitos autorais. Portanto, essa ação de extensão possibilitará o diálogo da UNIR com a população infantil, de forma prioritária os filhos dos estudantes da graduação e pós-graduação da UNIR/campus de Ji-Paraná, que não tem um local seguro e sob os cuidados de um adulto de confiança enquanto seus pais estão estudando. Caso haja vaga disponível, também serão incluídos os filhos dos servidores que tiverem interesse em participar e crianças residentes das casas de acolhimento que estão sob a tutela do Estado. Em duas atividades pontuais também serão convidados grupos de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Além disso, o projeto de extensão também visa servir de instrumento para inibir a taxa de evasão dos estudantes do campus de Ji-Paraná que são pais. Quanto a dimensão da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão estabelecida pela Política Nacional de Extensão Universitária, destaca-se que o presente projeto também colaborará para auxiliar na formação acadêmica dos estudantes do curso de Pedagogia envolvidos no projeto ao realizar o aprimoramento do pensamento científico acerca do brincar em diálogo com as culturas infantis e suas múltiplas linguagens. Essa perspectiva científica é a base teórica que fundamenta a legislação da política de educação infantil nacional que se apresenta como um grande desafio a ser traduzido em práticas docentes no cenário educacional atual. Outro aspecto que se destaca dessa ação de extensão é suprir uma demanda de cuidado e proteção da população infantil que, infelizmente, cada vez mais tem passado menos tempo na convivência com seus pais e/ou familiares. Por motivo da carga horária de trabalho e/ou estudo, as famílias precisam recorrer a terceiros para garantir os cuidados de seus filhos. No contexto das famílias pobres, essa situação se agrava pois, geralmente, as crianças menores ficam sob a guarda de crianças maiores e sem a presença de um adulto. Portanto, esse projeto de extensão responde a uma demanda real e urgente da sociedade local na qual o campus está inserido. Além de trazer um benefício direto para criança, tendo em vista que a mesma estará num ambiente seguro, interagindo com outras crianças e adquirindo novos saberes, também beneficiará os pais e familiares que, ao terem mais esse apoio da UNIR, diga-se de passagem algo que não é oferecido em nenhuma outra instituição superior de nossa cidade, podem dedicarem aos seus estudos com mais tranquilidade. Na primeira edição, que ocorreu no período de 2018 a 2019, o projeto recebeu a inscrição de 31 crianças e na segunda edição, quando foi retomado o atendimento das crianças no Lab Brinquedoteca, que ocorreu de abril a agosto de 2022, esse número aumentou para 44 crianças. Por conta da demanda existente que persistiu no início desse semestre vigente, o atendimento das 44 crianças foi retomado no dia 21 de setembro e segue em funcionamento com a inclusão de mais cinco crianças. Por conta da ausência de bolsista as equipes de voluntárias conseguiram manter o atendimento somente nas segundas, terças e quintas vespertino e de segunda à quinta no período noturno. As estudantes de pedagogia que atuam como voluntárias geralmente trabalham no período oposto, além de se dedicarem as aulas do curso. Em sua maioria, as voluntárias também são mães que se solidarizam com outras mães. Portanto, além dessa ação de extensão ter um viés profissional, científico e social também envolve uma dimensão solidária, empática e ética. Princípios que são basilares para qualidade de vida em sociedade. Quanto a metodologia de execução do projeto se organiza em duas dimensões: 1) metodologia de atendimento das crianças e 2) metodologia de seleção, formação e acompanhamento das extencionistas bolsistas e voluntárias. Quanto a dimensão 1 ocorrerá de duas formas: a) atendimentos semanais de acordo com a necessidade dos pais e disponibilidade das extensionistas bolsistas e voluntárias; b) Uma atividade semestral envolvendo um grupo de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Ji-Paraná/RO. As atividades com as crianças serão realizadas no Laboratório Didático Pedagógico Brinquedoteca: quintal do brincar curumim e no gramado do campus, nos horários das 14h às 18h e das 19h as 22h. Poderão se inscrever as crianças que são filhos, netos e sobrinhos dos alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação do campus de Ji-Paraná e tenham a idade de 3 meses a 12 anos. Caso tenha vaga disponível também poderão se matricular as crianças residentes das casas de acolhimento e os filhos dos servidores do campus. Quanto a dimensão 2: a coordenação do projeto fará a seleção das estudantes de pedagogia que tiveram bom aproveitamento no componente curricular Brincar e Educação e que tenham disponibilidade para participar das formações e do atendimento às crianças nos horários vespertino e noturno. As atividades que serão desenvolvidas com as crianças serão planejadas previamente e supervisionada pela coordenadora e envolverão contação de histórias, brincadeiras livres e dirigidas, atividades de movimento para o desenvolvimento psicomotor e sensorial, atividades manuais de desenho livre, pintura, colagem e realização de experimentos. A equipe de trabalho que fará o atendimento das crianças terá no mínimo duas acadêmicas e no máximo três. Por questão de segurança, o atendimento será suspenso quando uma das acadêmicas não puder comparecer por motivo de saúde e outros impedimentos previamente comunicado e avaliado junto com a coordenadora. O esforço que será empreendido nesse projeto de extensão contribuirá para transformação social de um ambiente universitário que acolhe, protege e respeita as crianças ao passo que também aperfeiçoará a formação profissional dos futuros professores de crianças. Como resultado essa ação de extensão pretende produzir material digital para divulgação dos resultados do trabalho e bem como no mínimo dois artigos científicos.
TÍTULO: JOVENS DE FUTURO NO NORTE DO BRASIL
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: O ser humano é um ser social por natureza, portanto, a vida em sociedade é uma necessidade básica. Contudo, na sociedade contemporânea ainda há exclusões sociais, discriminação e preconceitos (etnia, credo, gênero, cor e outros), delimitando as relações sociais, em especial às comunidades mais vulneráveis. Assim, o objetivo da pesquisa é compreender as necessidades sociais das comunidades vulneráveis ao entorno do Instituto Kaleo, em Ji-Paraná. Que necessidades são essas? Como a ausência do atendimento dessas necessidades pode influenciar o desenvolvimento em sociedade de adolescentes entre 15 e 17 anos, alunos das escolas públicas de bairros vulneráveis? Pretende-se coletar as percepções de 60 adolescentes entre 15 e 18 anos, alunos das escolas públicas dos bairros no entorno do Instituto Kaleo para compreender suas realidades e motivações futuras. Para isso, serão formados 06 grupos de diferentes faixas etárias (15, 16, 17 anos) de adolescentes, em 02 escolas no entorno do Kaleo (cada escola com três grupos), em que pesquisadores irão conversar com esses grupos jovens sobre suas necessidades, motivações e perspectivas futuras. As sessões serão gravadas somente em áudio para preservar a identidade dos menores que participarem da pesquisa. Esta pesquisa faz parte do projeto “Jovens de futuro do Norte do Brasil”, promovida pelo Núcleo de Pesquisa Científica do Instituto Kaleo (NUPCIK), sob a coordenação dos pesquisadores: Dr. Giovana Goretti Feijó de Almeida, CiTUR Leiria/Portugal (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo), e do Dr. Edson Modesto de Araújo Júnior, Universidade Federal de Rondônia, Brasil.
TÍTULO: LER, CONTAR E BRINCAR (PIBEC)
DOCENTE RESPONSÁVEL: NEDIMAR VIEIRA LOPES GONAZALES
RESUMO: Projeto de extensão universitária, intitulado “LER, CONTAR E BRINCAR”, que faz parte das atividades do Laboratório Maria Montessori, do curso de Pedagogia da UNIR campus de Ji-Paraná. A intenção do referido projeto é desenvolver atitudes e hábitos favoráveis à leitura, escrita e cálculo para crianças que estudam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I em escolas públicas periféricas do município de Ji-Paraná. As atividades acontecerão no Laboratório Maria Montessori e serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia e Matemática, sob a orientação das professoras envolvidas no projeto. O trabalho pedagógico ocorrerá por meio de atendimento às crianças em grupos ou individualmente, e objetiva-se o acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e Matemática. Os atendimentos serão feitos mediante cronograma e agendamento prévio com a escola e/ou os pais.
TÍTULO: APRESENTANDO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: O projeto de extensão “Apresentando a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para as escolas de Ensino médio de Ji-Paraná”, tem como objetivo divulgar a universidade nas escolas periféricas, para os alunos concluintes do ensino médio, bem como os cursos ofertados no campus de Ji-Paraná. Ademais, destacar o meio ingresso na instituição e o onde é divulgado a abertura de novos editais.
TÍTULO: FAROFA LITERÁRIA ED. 01
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: O projeto consiste na realização de uma ação extensiva pedagógica, com o objetivo de auxiliar alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, ou seja, precisam de reforço escolar direcionado para as respectivas necessidades de leitura e interpretação de textos. Nesse sentido, estes alunos terão a oportunidade de aprenderem de forma prazerosa e significativa. O foco será direcionado para leitura, compreensão e interpretação de textos, obras literárias, vídeos e imagens. O público alvo são alunos do 6º ano do ensino fundamental II, que estão com dificuldades na leitura e em vulnerabilidade social. Nas aulas de reforço colocaremos em prática a leitura de forma dinâmica, com rodas de conversas, debates, produções autorais dos alunos. Sempre trazendo temáticas voltadas para a realidade desses alunos, trabalhando questões sócio afetivas, psicológicas, estrutura familiar, diferença social e econômica, violência, a percepção do ser em relação ao outro, e o relacionamento com seus pares. A metodologia da pesquisa empregada neste projeto de extensão é participativa, aonde o público tem autonomia em participar ativamente desta prática interventiva dando suas contribuições, expressando em diferentes formas suas impressões sobre a temática abordada. Os resultados esperados são que os alunos consigam avançar no processo da leitura, escrita e interpretação de textos, com um domínio intelectual positivo. Palavras-chaves: extensão pedagógica, alunos, leituras e interpretação de textos, educação, aprendizagem
TÍTULO: SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: O projeto tem como proposta possibilitar experiências com o livro de forma lúdica, envolvendo a contação de história e contribuir para o processo de alfabetização. Considerando que os alunos do 1º e 2º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental situada no município de Ji-Paraná/RO, já participam de um acompanhamento pedagógico no contra turno da escola, o projeto tem como objetivo contribuir neste acompanhamento pedagógico envolvendo a contação de histórias, além de aguçar o interesse e o gosto pela leitura. A metodologia da pesquisa será realizada por meio da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa bibliográfica, ressaltando que os integrantes do projeto terão participação ativa junto com os professores da escola e os alunos envolvidos. Com este projeto esperamos que os alunos tenham mais contatos com livros, impulsionando-os a se tornarem grandes leitores e interessados pelo mundo da leitura.
TÍTULO: PROJETO MÃOS QUE FALAM
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: Levando em consideração que a sociedade não está preparada para se comunicar e tão pouco entender o universo dos surdos, se tratando respectivamente desse processo de comunicação de se transmitir e obter essa troca de informações. Chamou-se a atenção para acessibilidade. O objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que determinadas empresas e órgãos públicos possam atender surdos. Onde Libras é o aprendizado que garante inclusão e compreensão do mundo. A Educação Inclusiva idealiza educar para incluir. Inclusão nas escolas comuns e em nas salas de aulas.
TÍTULO: A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO:Sabe-se que as hortaliças, se tratando do quesito nutricional, são essenciais para a melhoria da qualidade de vida das famílias, principalmente se forem orgânicas, livre de agrotóxicos e adubos químicos. Portanto, ao se pensar na saúde da população e numa conscientização no que se refere aos alimentos que são consumidos pela sociedade, é de extrema importância levar esses assuntos para dentro da escola, visto que muitas das atitudes tomadas dentro desse âmbito escolar refletem no cotidiano das pessoas de fora. É extremamente válido, conscientizar as nossas crianças sobre a qualidade dos alimentos consumidos e “ensiná-las” a realizarem o próprio plantio e colheita das verduras e legumes em suas próprias casas, levando em consideração a facilidade que é de se ter hortaliças orgânicas e prontas para consumo em casa mesmo, e sendo recompensados com alimentos fresquinhos que ajudarão a preservar sua saúde e melhorar a qualidade de vida das famílias. Diante disso, a proposta desse projeto de extensão é enfatizar para as crianças a importância de consumirem alimentos orgânicos e induzi-las a pôr a “mão na massa” e realizarem um plantio de hortaliças fresquinhas na escola em que estudam. Realizando posteriormente também, o cuidado dessa horta.
TÍTULO: FLORESCENDO A AUTOESTIMA
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO:O projeto visa estimular o desenvolvimento da autoestima na adolescência, para a construção de uma identidade saudável que respeite as especificidades do indivíduo, para que ele seja capaz de enfrentar as dificuldades cotidianos que surgiram ao longo da sua vivência social, principalmente nas instituições de ensino. A partir dos debates e oficinas, será possível exemplificar o processo das relações interpessoais e intrapessoais, tendo como objetivo desenvolver as adolescentes de forma integral e humanizada por meio de instituições que atuam na pedagogia em espaços não escolares, os fundamentos para aplicação do projeto estão firmados nas vertentes da pedagogia social.
TÍTULO: MECÂNICA PESADA BÁSCIA- PROJETO FLORECER - MULHER SOLO
DOCENTE RESPONSÁVEL: NÉRIO APARECIDO CARDOS (DAE)
VICE-COORDENADORA: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
RESUMO: O Censo Brasileiro (2010) revelou uma variedade de arranjos domésticos e de configurações familiares, entre os quais a presença de famílias pobres monoparentais femininas, com significativa prevalência. De acordo com o IBGE (2010) o Município de Ji-Paraná encontra-se em segundo lugar no Ranking do estado de indivíduos em situação de extrema pobreza. Em avaliação do perfil identificou-se como público prioritário mulheres sem companheiros e com filhos “mulheres solos”. Tendo em vista esse projeto foi desenvolvido com o intuito de qualificar essas mulheres para atuarem na necessidade do mercado de trabalho atual, prevenindo assim fatores de risco e de desproteção familiar. Portanto essa proposta tem objetivo de qualificar gratuitamente 35 mulheres solo posta no contexto de vulnerabilidade social em 40 horas, com 9 encontros no Laboratório de EstatísticaLABEST do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística com aulas remotas e 1 encontro na oficina da RODOBENS MERCEDER com aula presencial. Durante o processo de qualificação das mães, os filhos destas participarão de atividades na Brinquedoteca no Campus de Ji-Paraná coordenado pela da Profª. Drª. Naiara dos Santos Nienow do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais - DACHS. Os fatores para seleção das alunas é renda familiar, números de filhos e idade. Os resultados esperados é a emancipação da mulher solo e contribuir para seu ingresso no mercado de trabalho no âmbito da manutenção de automóveis.
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E CULTURA ESCRITA: APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PENSAMENTO DE EMÍLIA FERREIRO
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDNEIA MARIA AZEVEDO MACHADO
RESUMO: O projeto “Reflexões sobre Alfabetização e Cultura Escrita: aproximações entre prática pedagógica e o pensamento de Emília Ferreiro” tem o objetivo de produzir estudos sobre a alfabetização na perspectiva da cultura escrita por meio da articulação entre o pensamento de Emília Ferreiro e a prática pedagógica em Ji-Paraná-RO. Está previsto para ser realizado de junho de 2022 a junho de 2023 de 2022 através do sistema remoto como uma ação formativa da Linha de Pesquisa Alfabetização & Cultura escrita do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). A metodologia adotada é a Pedagogia da Pesquisa Ação (FRANCO, 2005), um procedimento metodológico que propicia o estudo de uma problemática com vistas à construção de respostas coletivas. O público referência são docentes que atuam na área da alfabetização em escolas públicas do município de Ji-Paraná-RO. Esta iniciativa visa fortalecer as relações Universidade e sociedade por meio da extensão universitária na área de Ciências Humanas no âmbito da educação alfabetizadora.
TÍTULO: CAFÉ PEDAGÓGICO 2022-2023
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE E EDNÉIA MARIA AZEVEDO MACHADO
RESUMO: O café pedagógico é um evento de extensão previsto no PPC/2018 do curso de Pedagogia, UNIR, campus de Ji-Paraná, como parte dos eventos permanentes do DACHS e cada edição possui a duração entre um ano e meio a dois anos. Esse evento visa fazer interlocução entre o curso, egressos da Unir e comunidade local, em especial, professores/as das redes públicas de ensino. Seu propósito é ser um processo formativo reflexivo – fazendo parte da formação inicial e continuada. Dá-se em forma de encontros presenciais uma vez por mês, para momentos de reflexões e debates de ideias de vários temas envolvendo a formação docente e a função do/a pedagogo/a em âmbito escolar e não escolar. Parte da concepção de Educações no sentido amplo, que ocorre em vários espaços aonde a vida acontece, conforme aponta Carlos Rodrigues Brandão, em “O que é educação”.
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JI-PARANÁ/RO
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA
RESUMO: Este projeto tem como finalidade promover a capacitação de professores e professoras da Escola Ruth Rocha integrante da rede municipal de Ji-Paraná/RO, conforme as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tratam do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e indígena na educação brasileira. Nesse sentido, o presente projeto de extensão será desenvolvido no período de 05 de maio a 7 de novembro de 2022. Para realização do mesmo será utilizado a seguinte metodologia: palestras, levantamento de dados através de questionário, leitura de textos, e a pesquisa bibliográfica. Como resultado esperta-se que professores e professoras possam desenvolver atividades pedagógicas com a intenção de auxiliar no combate ao racismo, na construção da identidade negra e na educação do olhar do outro.
TÍTULO: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO CAMPUS DE JI-PARANÁ
DOCENTE RESPONSÁVEL: REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES E ISAURA ISABEL CONTE
RESUMO: O presente evento de extensão tem por objetivo promover a divulgação da produção científica produzida pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do campus de Ji-Paraná, demonstrando a importância da pesquisa para a comunidade interna e externa à Fundação Universidade Federal de Rondônia. Por entender ser um momento ímmpar a vida acadêmica, que é a apresentação dos resultaods da pesquisa que culmina com a conclusão de um curso superior, o Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais vincula a realização desse seminário, tornando o evento algo permanente no curso. As atividades serão organizadas em quatro dias de evento, sendo realizadas no mínimo duas apresentações de defesa de Trabalho Monográfico por período de evento. As apresentações serão presenciais e ocorrerão no auditório do Campus de Ji-Paraná. As inscrições dos participantes serão feitas pelo SIGAA e a carga horária de participação contabilizada por meio de assinatura da lista de presença no evento. A apresentação dos trabalhos serão conduzidas pelos alunos concluíntes e mediada pelo professor orientador, contando com a participação da banca examinadora dos trabalhos. Ao final do evento, espera-se que a comunidade acadêmica e comunidade externa à UNIR tenham tido acesso ao conhecimento científico produzido pelos acadêmicos concluíntes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
TÍTULO: PROJETO AMAZON SAVIORS ED. 02
DOCENTE RESPONSÁVEL: EDSON MODESTO DE ARAÚJO JÚNIOR
RESUMO: A compreensão das transformações na sociedade abarca a compreensão sobre as dinâmicas territoriais e culturais. O objetivo é compreender como ocorre o (inconsciente de) desterritorialização simbólico-identitária da cultura tradicional indígena na percepção do próprio indígena e na relação com a comunidade indígena. A metodologia da pesquisa é o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a discussão das transformações nos modos de vida das culturas tradicionais, em especial da cultura indígena, num processo simbólico de desterritorialização cultural. A conclusão do projeto é que esse processo ocorre a partir da própria comunidade indígena.
TÍTULO: TEORIA E PRÁTICA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES DO CEFFA DE JI-PARANÁ/RO, COM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DA SEMED DE JI-PARANÁ E COM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIR – CAMPUS DE JI-PARANÁ.
DOCENTE RESPONSÁVEL: ALBERTO DIAS VALADÃO
RESUMO: Trata-se de um curso de formação para alunos do Curso de Pedagogia da UNIR – Campus de Ji-paraná, para professores, chamados nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) de monitores que atuam na Pedagogia da Alternância no CEFFA Itapirema de Ji-Paraná e professores do Projeto Educampo da Semed de Ji-Paraná. Constata-se que, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (2018) do Curso de Pedagogia da UNIR – Campus de Ji-paraná, em que estão matriculadas quatro turmas (2018-2, 2019-1, 2020-1 e 2021-1) tem somente um componente curricular de 40 horas que propõe discutir as concepções de campo, de educação e movimentos sociais do campo e analisar as políticas de Educação do Campo. Dados da Coordenação Pedagógica do CEFFA de Ji-Paraná mostram que dos 17 monitores que atuam na docência no Curso Técnico em Agropecuária integrado aoEnsino Médio em 2022, somente um fez a formação inicial na Pedagogia da Alternância. Essa formação está sob a responsabilidade da Equipe Pedagógica Regional (EPR) da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícola de Rondônia (Aefaro), mas desde 2013 não houve mais a oferta de formação. Isso compromete o trabalho numa Pedagogia que tem no tempo-escola e no tempo-comunidade elementos que se articulam para a formação dos alunos. O Curso proposto pelo Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS) objetiva propiciar aos alunos do Curso de Pedagogia da UNIR, aos monitores do CEFFA de Ji-Paraná e aos professores da rede municipal de ensino de Ji-Paraná que atuam nas escolas do campo, formação sobre os princípios históricos, filosóficos, administrativos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância, com ênfase para os instrumentos metodológicos articuladores do tempo-escola e do tempo-comunidade. Propiciará ainda aos participantes, uma discussão sobre a concepção e os fundamentos filosóficos e históricos-político da Educação do Campo. Como não há possibilidade para o atendimento de todos os acadêmicos do Curso de Pedagogia serão ofertadas 20 vagas. Em relação ao CEFFA de Ji-Paraná os participantes serão 17 monitores que em 2022 exercem a docência, orientando estágios e orientando projetos profissionais dos jovens (PPJs). O Curso atenderá ainda 10 (dez) professores do Educampo da Semed de Ji-Paraná, escolhidos pela mesma. O Curso terá 10 (dez) etapas de 3 (três) horas cada. Como procedimentos didáticos e metodológicos serão feitas leituras individuais e em grupos, análises dos textos de capítulos de livros e de artigos de periódicos, análise dos instrumentos pedagógicos e documentos curriculares da formação em alternância; materiais relativos à formação em alternância elaborados pelos alunos do CEFFA, e registros individuais para o relatório no final do Curso. O projeto se reveste de importância, pois grande parte dos futuros pedagogos irá atuar na Educação do Campo e precisa entender que a identidade da escola do campo está vinculada às questões com as quais as famílias camponesas trabalham. Reveste-se de importância ainda para os monitores e professores da rede pública, pois a Formação em Alternância considera que a educação e a formação dos jovens que o CEFFA e o Educampo atendem são centradas na vida, na realidade cotidiana, tornando-se um meio para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos agricultores familiares do interior de Rondônia.
TÍTULO: III COPENE NORTE - CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS DA REGIÃO NORTE
DOCENTE RESPONSÁVEL: PAULO SÉRGIO DUTRA - EVENTO LOCAL
RESUMO: O evento é uma realização entre a Associação Brasileira de Pesqsuisadores/as Negros/as e a Fundação Universidade Federal de Rondônia, entre os dias 04 e 07 de outubro de 2021, tendo o Campus da UNIR/JP como sede. O referido evento abrangerá a Região Norte do Brasil, contemplando pesquisadores, pesquisadoras, acadêmicos e acadêmicas que integram as Instituições de Ensino Superior, movimentos sociais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, população LGBT+, presentes na referida região. Abrangerá ainda, professores, professoras e profissionais da educação Básica, bem como a comunidade acadêmica fora do âmbito destas IES.
TÍTULO: III CONGRESSO DE PEDAGOGIA - FORMAÇÃO DOCENTE E O CONTEXTO DA CRIANÇA NO ISOLAMETO SOCIAL
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW E GUSTAVO PIOVEZAN
RESUMO: A terceira edição do CONGRESSO DE PEDAGOGIA - CONPED colocará em evidência a formação docente em diálogo com o contexto das crianças no isolamento social. A intenção é criar um espaço de compartilhamento de experiências, reflexões e saberes suscitados por professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de educação sobre as crianças e suas formas de viverem a infância no atual cenário de crise sanitária, social e política que vivemos. Nosso objetivo é buscar uma aproximação das questões que tem marcado as experiências sociais e educacionais das crianças. Portanto, o evento congrega discussões sobre o direito à educação e ao bem estar social das crianças, os atravessamentos vividos nas questões de gênero, raça e sexualidade que estão postos na realidade e que tecem as experiências das crianças vividas em sociedade diante da situação de crise que se apresenta. O CONPED é realizado pelo curso de Pedagogia do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais/ DACHS, da Fundação Universidade Federal de Rondônia/Campus Ji-Paraná. Neste ano a programação do evento será totalmente online e ocorrerá nos dias 30.09, 01 e 04 de outubro de 2021. Ao longo desses dias, a programação do congresso contará com conferência, mesas de palestras e debates, e grupos de trabalho para comunicações científica. O evento também disponibilizará tradutores/as intérpretes de LIBRAS visando a acessibilidade dos participantes surdos. Ao final do evento, os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais no III CONPED que será em formato eletrônico.
2021
TÍTULO: SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS
DOCENTE RESPONSÁVEL: GUSTAVO PIOVEZAN
RESUMO: O seminário tem como objetivo promover a divulgação da produção científica realizada pelas alunas e alunos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do campus de Ji-Paraná, demostrando a importância da pesquisa para à comunidade interna e externa à Fundação Universidade Federal de Rondônia. Por ser este momento um marco na vida acadêmica, que é a apresentação dos resultados da pesquisa que culmina com a conclusão de um curso superior, o Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais vinculou a realização desse seminário ao PPC de curso, tornando o evento algo permanente no curso. Nesta segunda edição, as atividades serão organizadas em oito dias de seminário. A ferramenta utilizada para mediação da comunicação será o Google Meet. As inscrições dos participantes será feita via SIGAA e a carga horária de participação contabilizada por meio de assinatura virtual da lista de presença. Cada apresentação de trabalho será conduzida pelo aluno concluinte e mediada pelo professor orientador, contando com a participação da banca examinadora. Ao final do evento, espera-se que a comunidade acadêmica e comunidade externa à UNIR tenham tido acesso ao conhecimento científico produzido pelos acadêmicos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
2020
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR: COM A A PALAVRA , GESTORES (AS) MUNICIPAIS E UNIVERSITÁRIOS
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE E REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
RESUMO: O evento de extensão aborda a temática da Gestão e do Gerenciamento Educacional Escolar com o intuito de possibilitar reflexões e ações com vistas à gestão democrática, participativa e inclusiva e está vinculado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS). O fato da gestão democrática ser oficializada com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96) não tem garantido e não garante de fato a sua efetivação no cotidiano das escolas e esse é o ponto que se pretende aprofundar e, quiçá, provocar ações concretas e reflexões para seguir pensando o cenário da educação pública de Ji-Paraná. A metodologia utilizada será exposição oral dos palestrantes convidados com posterior espaço para perguntas e apontamentos dos participantes em forma de Webnário (seminário on-line mediado por dois docentes da UNIR).
TÍTULO: CAFÉ PEDAGÓGICO 2020-2021
DOCENTE RESPONSÁVEL: REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES E NEIDIMAR VIEIRA LOPES GONAZALES
RESUMO: O Café Pedagógico, promovido pelo Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS), da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, prevê uma metodologia que possibilita o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre os envolvidos (docentes, alunos de graduação, pós graduação, especialistas na área, membros externos da comunidade que tenham interesse nos temas), sobre temas de relevância e atuais, e em seguida, oportuniza o debate com os convidados com a exposição de suas dúvidas e posicionamentos. O projeto prevê a discussão de temas atuais, preferencialmente, na área da Educação, e tem como seus principais objetivos: criar um ambiente acolhedor as discussões, explorar questões significativas, estimular a contribuição de todos os envolvidos, conectando diferentes pontos de vista, fornecendo assim um espaço de diálogo e conversação. O evento será dividido em dois momentos, onde inicialmente o moderador apresenta as regras e os especialistas convidados, em seguida, tem aproximadamente 60 minutos para apresentar suas reflexões. Em seguida, os participantes são convidados a expressar suas dúvidas, questionamentos e opiniões, ampliando assim a troca de experiências entre todos os presentes no evento. Ao final do ciclo de discussões, será elaborado um material com o conteúdo de todos os debates e constará no relatório final do projeto e como meio de divulgação do conhecimento científico construído coletivamente entre os participantes do ?Café Pedagógico?. Em razão da pandemia, o evento será online até que a situação se normalize.
TÍTULO: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS
DOCENTE RESPONSÁVEL: REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
RESUMO: O seminário tem como objetivo promover a divulgação da produção científica produzida pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do campus de Ji-Paraná, demostrando a importância da pesquisa para à comunidade interna e externa à Fundação Universidade Federal de Rondônia. Por entender ser um momento ímpar da vida acadêmica, que é a apresentação dos resultados da pesquisa que culmina com a conclusão de um curso superior, o Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais vincula a realização desse seminário, tornando o evento algo permanente no curso. As atividades serão organizadas em quatro dias de evento, sendo realizadas no mínimo duas apresentações de defesa de Trabalho Monográfico por dia de evento. A ferramenta utilizada para esse evento será o google meet, por se tratar de um evento online devido ao período de pandemia. As inscrições dos participantes será feita via SIGAA e a carga horária de participação contabilizada por meio de assinatura virtual da lista de presença. A apresentação dos trabalhos será conduzida pelo aluno concluinte e mediada pelo professor orientador, contando com a participação da banca examinadora. Ao final do evento, espera-se que a comunidade acadêmica e comunidade externa à UNIR tenham tido acesso ao conhecimento científico produzido pelos acadêmicos concluíntes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
TÍTULO: CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO ESPAÇOS PARA O BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR (PIBEX)
DOCENTE RESPONSÁVEL: NAIARA DOS SANTOS NIENOW
RESUMO: O presente projeto de extensão responde a uma demanda existente no campus de Ji-Paraná: a presença de crianças no espaço da universidade. Elas chegam na universidade acompanhadas de seus pais, acadêmicas e acadêmicos que não têm uma pessoa que possa cuidá-las no momento das aulas. Geralmente, as crianças elegem os corredores do campus para aguardarem seus pais, pois nem sempre a sala de aula é um local convidativo e interessante para elas. Diante de tal realidade, o projeto de extensão Crianças na Universidade: construindo espaços para o brincar, cuidar e educar, representa uma ação do curso de Pedagogia sob a coordenação da professora Naiara dos Santos Nienow para criação de um espaço que dialoga com os interesses das crianças que já frequentam o campus de Ji-Paraná. Portanto, será realizado atendimento pedagógico para crianças entre três e dez anos de idade, frequentadoras do campus. Está previsto o atendimento de até sete crianças por turno, considerando a estrutura física do espaço e da quantidade de bolsistas e voluntárias. O atendimento irá ocorrer no Laboratório Didático Pedagógico Brinquedoteca: Quintal do Brincar Curumim/LABRINQUE CURUMIM e pátio externo, de segunda-feira à sexta-feira nos horários das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30. Caso a procura seja maior que a capacidade de atendimento das bolsistas, os critérios adotado serão: 1) Crianças que não tem outro adulto responsável no momento que mães/pais estiverem estudando na UNIR; 2) Condições financeiras da família; 3) Adaptação da criança. A metodologia do atendimento será fundamentada nas proposições dos estudos da infância que reconhecem a criança como sujeito autoral e produtora de cultura. Deste modo, as atividades serão orientadas pela tríade brincar-cuidar-educar com intenção de incentivar a expressão livre da criança explorando atividades que incentivam a coordenação motora, a imaginação e criação. Os resultados esperados são a criação de um espaço que acolha as crianças que já frequentam o campus nas suas especificidades, além de ser uma ambiente que potencialize o exercício da prática pedagógica dos acadêmicos do curso de pedagogia.
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM JI-PARANÁ/RO (PIBEX)
DOCENTE RESPONSÁVEL: ISAURA ISABEL CONTE
RESUMO: O projeto de Extensão “Formação de Professores da Educação do Campo e da Educação Infantil do/no Campo em Ji-Paraná/RO” caracteriza-se pela inserção de professoras e alunos/as bolsistas da UNIR na formação de professores/as do Educampo, e de duas escolas rurais que possuem educação infantil no campo. Objetiva discutir e avançar nos aspectos político-pedagógicos, inclusive no que tange à Pedagogia da Alternância como método adotado e a viabilidade de seus instrumentos pedagógicos no Educampo; formular propostas curriculares para a educação infantil no/do campo atendendo a Base Nacional Comum Curricular e teoricamente pautado nos estudos da infância que buscam, junto com a pedagogia, construir espaços de diálogo com a criança e respeitar suas diversas formas de apreensão da realidade. Abrangerá diretamente oito escolas, sendo seis de educação do campo e duas de educação rural, atendendo cerca de 100 docentes da educação básica, compreendendo carga horária de 1080h. Trata-se, portanto, de uma ação de intervenção, na medida do possível, de caráter transformador envolvendo pesquisadoras e discentes que atuarão em processos formativos que ocorrerão tanto nas escolas como na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná, com acompanhamento de três gestores/articuladores do Projeto. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das ações baseia-se na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), devido ao caráter interventivo com a finalidade de gerar novas percepções e reflexões em vista de alteração da realidade, se for o caso. A experiência da Pedagogia da Alternância em Escolas de educação básica, nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil é uma experiência ainda rara no Brasil, existindo apenas nos estados do Espírito Santo e Rondônia. O Projeto Educampo possui a perspectiva de aperfeiçoamento dessa experiência como uma forma de manter o maior número possível de educandos/as no campo, na agricultura familiar camponesa com educação de qualidade permitindo assim, que esses discentes não recebam o arremedo da educação urbana.